About us

O GP4FUN é uma “Família”. Aqui consideramos Nossa Casa. Aqui nos divertimos muito, brigamos algumas vezes. Os Campeonatos são às terças-feiras ou quintas-feiras. Sábados e Domingo temos por filosofia deixar para as convivências do mundo real, que julgamos muito mais importante. Nasceu na Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual - CBAV em 2006 para suprir a carência de que não tínhamos um Campeonato de GP4 dentro daquela Casa, através da movimentação de foristas antigos como: Gecko, Jorge Paes, Marcelo Taz, Eduardo Stadulni, Moacyr Silva, Marcos Lazarin, Fabrício Nunes e outros que historicamente participavam assiduamente da CBAV. Foi um dos campeonatos que mais movimentou a CBAV, com mais de 20.000 posts no período em que lá esteve. Muitas discussões, claro, e principalmente muitas risadas dadas através de palavras ou de conversas durante os eventos no TeamSpeak3. Utilizamos o GP4 até o final de 2008, quando finalmente os mais antigos se dobraram às corridas online. Foi então que ainda em 2008 decidimos por mudar do saudoso GP4 para o rFactor. Para nossa surpresa, o Campeonato transcorreu de forma tranquila, sem a necessidade de termos uma postura mais rígida com relação à dirigibilidade dos pilotos. Não é utilizado nenhum tipo de previsão punitiva para os pilotos, pois quem está no GP4FUN entende a filosofia que passamos desde o ingresso do Piloto Virtual: Diversão acima de tudo! Inovamos muitas coisas, que são copiadas até hoje. Copiamos muitas ideias que são inovadoras até hoje (e porque não!?). Iniciamos a utilizar o Team Speak para melhorar a comunicação durante a corrida, que serve muito mais para risadas pré e pós Corridas.

Há este novo site, remodelado e que atende às nossas prioridades. Talvez, hoje, alguém pergunte o porque saímos da CBAV. Resumindo objetivamente: Foi o melhor para todos, para o GP4FUN e para a CBAV. Ensaiamos algum retorno, via 3Wide. Mas sempre mantendo o respeito e cooperação na medida do possível e necessário. Uma coisa que deve ficar registrado a todos que estão lendo: Existe espaço no Automobilismo Virtual para todos! Sejam pilotos novatos, sejam novos Campeonatos, sejam novas Casas. O que deve prevalecer é a cooperação e o respeito mútuo. O Automobilismo Virtual deve ser diversão! E não motivo de estresse. O Piloto Virtual deve ter em mente que uma “conduta mais arriscada” em uma corrida pode ocasionar o fim do divertimento de outra pessoa. Cautela, respeito e Diversão. Três simples palavras que podem ou trazer mais pessoas para o Automobilismo Virtual, ou afastar que já está aqui. Os pilotos virtuais devem ajudar a divulgar. Convidar mais pessoas a ingressar nesse mundo. Os administradores de Campeonatos devem ajudar os outros Campeonatos em suas dificuldades. Ou o mais correto que defendemos até hoje: Os Confederados devem ajudar sua Confederação. Fusionar dois ou três campeonatos não é retrocesso. É investir na formação de um Campeonato mais forte, disputado, dinâmico e divertido.



REGULAMENTO


CAPITULO I - DO CAMPEONATO:
Art. 1º - O Campeonato F1 2021 do GP4FUN será dividido em 19 Etapas, dentro de três Sub Campeonatos, sendo:
I – GP4FUN F1 2021 – Europa: 8 Etapas
II – GP4FUN F1 2021 – Américas: 7 Etapas
III – GP4FUN F1 2021 – Chase: 4 Etapas
Não haverão descartes de resultados e será utilizado o jogo rFactor2.

CAPÍTULO II - DO CALENDÁRIO:

Art. 2º - O Calendário encontra-se disponível nos seguintes links abaixo:
https://gp4fun.liveracers.com/League/Calendar

CAPITULO III - DO MOD E PISTAS UTILIZADOS:

Art. 3º - O MOD utilizado encontra-se disponível para download no site do GP4FUN. As pistas utilizadas estarão também disponíveis para download em até 7dd antes da data da etapa em curso

CAPITULO IV - DA PERSONALIZAÇÃO DAS PINTURAS DE CARROS E CAPACETES:

Art. 4º - O prazo para entrega das pinturas será até 15.02.2021. Podendo a equipe optar pela utilização dos carros originais constantes no MOD.

CAPITULO V - DO SOFTWARE ACESSÓRIO:

Art. 5º - Não haverá software acessório.

CAPITULO VI - DAS REGRAS GERAIS:

Art. 6º - Não é permitido o reabastecimento. É permitida a troca de pneus.
Art. 7º - Os Pneus disponíveis para o Campeonato são: MACIO - MEDIO - DURO.
Art. 8º - O Setup utilizado durante a classificação será obrigatoriamente o mesmo utilizado na Corrida – Regime de Parque Fechado.
Art. 9º - O Percentual de Damage dos carros será de 40%.

CAPITULO VII - DAS INSCRIÇÕES:

Art. 10 - As inscrições não terão custos.
Art. 11 - Ocorrerá no período de 01.01.2021 e 25.01.2021. Através da página do GP4FUN no LiveRacers: https://gp4fun.liveracers.com/League, onde o piloto além de se inscrever, selecionará ou criará sua equipe – Observar a utilização de seu Nome e Sobrenome, verdadeiros e sem alcunhas ou apelidos, tanto no jogo, quanto no cadastro do LiveRacers.
§1º - deverá ser criada ainda a Equipe, e cada piloto e equipe deverão fazer sua Inscrições através do botão “JOIN ME” para cada etapa.
Art. 12 - O piloto que se ausentar por 3 Etapas consecutivas terá sua inscrição cancelada.

CAPITULO VIII - DOS HORÁRIOS DOS EVENTOS:

Art. 13 - Os Eventos serão realizados sempre às terças-feiras seguindo os horários abaixo:
Practice 1 - 20h (120 minutes)
Qualifying - 22h00 (20 minutes)
WarmUp/Briefing: 22h20 (10 minutes)
Race: 22h30 (60 minutes)

CAPITULO IX - DAS PONTUAÇÕES POR CORRIDA:

Art. 14 - O sistema de pontuação seguirá conforme abaixo:
1º Lugar: 25 Pontos
2º Lugar: 18 Pontos
3º Lugar: 15 Pontos
4º Lugar: 12 Pontos
5º Lugar: 10 Pontos
6º Lugar: 8 Pontos
7º Lugar: 6 Pontos
8º Lugar: 4 Pontos
9º Lugar: 2 Pontos
10º Lugar: 1 Ponto

CAPITULO X – DO CAMPEONATO

O campeonato será dividido em dois sub-campeonatos sendo:
- Vencedor de cada etapa irá se qualificar para o Chase e terá uma bonificação de 3 Pts para Chase.
- Todos os vencedores irão para o Chase, bem como os melhores qualificados por pontuação total até complementar o número máximo de 12 pilotos, caso não tenha vencedores diferentes.
- O Chase terá quatro etapas. Os oito melhores qualificados (Pontuação Corrida + Bonus) irão para a segunda etapa. Os seis melhores qualificados irão para a terceira etapa. Os três melhores qualificados irão para a quarta e última etapa do Chase, cujo campeão será declarado através da melhor colocação entre os pilotos que disputam.
Para o Chase, não terá sessão classificatória. O grid será invertido considerando a soma de todos os pontos nos dois campeonatos, ou seja, quem estiver no Chase largará nas últimas posições.

CAPITULO XI - DOS PROTESTOS E PUNIÇÕES

Art. 15 - Os Protestos serão recebidos exclusivamente pelo e-mail: protesto@gp4fun.com.br
Art. 16 - Neste documento deverá constar:
Assunto: Protesto Piloto A contra Piloto B
Resumo do Fato ocorrido
Volta da Ocorrência
Art 17 - As punições aplicadas serão:
I - Colisão Sem que o Colidido consiga retornar à Corrida: Suspensão de 1 Corrida.
II - Colisão com danos no carro do Colidido, fazendo-o ir aos boxes para reparos: Perda de 10 Pontos na Classificação Geral da Corrida.
III - Colisão Simples: Acréscimo de 25s ao tempo final de corrida. A auto-aplicação de Drive Thru durante o evento nas três voltas subsequentes abona a aplicação do acréscimo de tempo.
IV - Alterar Linha Defensiva por mais de 1 vez: Acréscimo de 25s ao tempo final de corrida. A auto-aplicação de Drive Thru durante o evento nas três voltas subsequentes abona a aplicação do acréscimo de tempo.
V - Retornar à pista de maneira perigosa prejudicando outro piloto: Acréscimo de 25s ao tempo final de corrida. A auto-aplicação de Drive Thru durante o evento nas três voltas subsequentes abona a aplicação do acréscimo de tempo.
VI - Retornar à pisa de maneira perigosa colidindo com outro Piloto, fazendo-o abandonar: Suspensão de 1 Corrida.
VII - Retornar à pista de maneira perigosa colidindo com outro piloto fazendo-o parar nos boxes para reparo: Perda de 10 Pontos na Classificação Geral da Corrida.
VIII - A administração de resultado, por parte de piloto, em pista que gerar qualquer acidente, envolvendo outro piloto, ensejará na Desclassificação imediata na etapa em questão.
IX - A utilização de Chat durante a Classificação ensejará uma Advertência.
X - A utilização de Chat durante a Corrida ensejará em perda de 3 pontos, por mensagem enviada.
XI - A não participação do Briefing ensejará em o piloto punido obrigatoriamente ter de largar dos boxes.
XI - Atitudes antidesportivas serão punidas na mesma proporção de sua gravidade.
XII – O piloto que não respeitar a linha contínua branca limite na saída dos boxes colocando em risco outro piloto será punido com acréscimo de 50s ao tempo final de corrida.
XIII – “Cut Tracks” não reconhecidos pelo jogo: sendo objeto de protesto, a qualquer tempo, caso o piloto obtenha vantagem na parcial de tempo em questão será adicionado ao seu tempo final de corrida +50s.

CÓDIGO DE CONDUTA

Simuladores Utilizados
GP4FUN nasce

Nasceu na Confederação Brasileira de Automobilismo Virtual - CBAV em 2006 para suprir a carência de que não tínhamos um Campeonato de GP4

Rfactor chega

Em 2008 o GP4FUN parte para as corridas Online

Outros simuladores

Em 2017 migrou do Rfactor para o AMS que veio a ser substituido em 2018 pelo Assetto Corsa

Rfactor 2

2020 foi o ano de retorno ao Rfactor utilizando os Mods de F1 e GT3.

 Campeões GP4FUN